Você Sofre de FOMO? Como Identificar o Medo de Perder

O medo de perder algo importante, também conhecido pela sigla FOMO (Fear of Missing Out), que em inglês significa “medo de perder”, é um termo utilizado para descrever a ansiedade ou o receio de estar perdendo uma experiência significativa, divertida ou valiosa que outras pessoas estejam vivenciando. É comumente associado ao uso das redes sociais e à constante exposição a informações sobre eventos sociais, atividades emocionantes, conquistas pessoais ou oportunidades de fazer parte de algo que pareça bom e importante.

O FOMO é impulsionado pelo desejo de estar todo o tempo conectado e informado sobre o que está acontecendo ao nosso redor. As redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas tornaram-se plataformas onde as pessoas compartilham seus momentos mais interessantes e emocionantes, o que pode levar outras pessoas a se sentirem excluídas ou receosas de estarem perdendo experiências valiosas.

Esse medo pode ser exacerbado pela sensação de competição social, na qual as pessoas comparam suas vidas com as dos outros, criando uma pressão para se manterem atualizadas e não perderem oportunidades. O FOMO pode levar a comportamentos como o uso excessivo das redes sociais, verificação constante de notificações, dificuldade em desligar-se do mundo digital e até mesmo sentimentos de tristeza, inveja ou baixa autoestima.

Apesar de ainda não se tratar de um transtorno emocional formal, este fenômeno tem sido observado e descrito por sua grande recorrência. Clinicamente, ele pode ser associado a ansiedade social, a dependência da Internet ou a preocupação excessiva.

Origem do FOMO

O FOMO tem sua origem relacionada ao avanço da tecnologia e à popularização das redes sociais. Com o surgimento e a expansão das plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat, as pessoas passaram a ter acesso a uma quantidade imensa de informações sobre as vidas dos outros em tempo real.

A exposição constante a atualizações e compartilhamentos de momentos felizes, conquistas e eventos sociais pode despertar uma sensação de que algo interessante ou valioso está acontecendo e que podemos estar perdendo algo importante caso não estejamos presentes. A necessidade de estar constantemente conectado e atualizado sobre as atividades dos outros se tornou uma preocupação comum, que também se fundamenta na necessidade humana básica de sermos aceitos e fazermos parte do grupo.

A pressão social e a comparação com os outros desempenham um papel significativo no surgimento do FOMO. À medida que as pessoas veem as postagens e os relatos de experiências emocionantes de amigos, familiares e conhecidos, podem sentir-se excluídas ou insatisfeitas com suas próprias vidas. Isso cria um medo de perder algo valioso, de não estar aproveitando ao máximo as oportunidades disponíveis, e de ser rejeitado por não ter uma “vida” que pareça igualmente interessante.

Estratégias para tratar o FOMO

Se você está lidando com o medo de perder algo importante, aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a lidar e tratar esse sentimento:

  1. Tome consciência do seu FOMO: reconheça que você está experimentando o medo de perder algo importante e entenda como ele afeta suas emoções, pensamentos e comportamentos. Conscientizar-se do FOMO é o primeiro passo para lidar com ele de forma eficaz. Você saberá que está sofrendo de FOMO se observar a presença de alguma sensação de mal-estar, chateação, inveja, raiva, tristeza, baixa-autoestima ou pensamentos negativos, após ter contato com as redes sociais.
  2. Estabeleça limites com as redes sociais: reduza o tempo que você gasta nas redes sociais ou estabeleça horários específicos para usá-las. Definir limites pode ajudar a diminuir a exposição constante a informações que podem alimentar o FOMO.
  3. Pratique o autocuidado: dedique tempo para cuidar de si mesmo, focando em atividades que lhe tragam prazer e satisfação. Isso ajudará a fortalecer sua autoestima e reduzir a necessidade de validação externa. Lembre-se que, geralmente, os momentos mais valiosos da vida nos absorvem tanto que esquecemos de postá-los nas redes sociais!
  4. Seja seletivo com as informações que consome: avalie a qualidade das informações que você consome nas redes sociais. Lembre-se de que as pessoas tendem a mostrar apenas as partes positivas de suas vidas e nem tudo é como parece. Selecione com cuidado as fontes de informação e isso significa também decidir silenciar aquele amigo que parece ter muita necessidade de se expor, ou aquela celebridade e influenciador que vive da aparência de uma vida perfeita.
  5. Pratique o a aceitação: reconheça que é impossível estar presente em todos os eventos e experiências. Aprenda a aceitar que algumas oportunidades serão perdidas e que isso é natural. Foque nas experiências que você escolhe participar e aproveite-as plenamente, em vez de se preocupar com o que está perdendo. Saiba também que existem muitas pessoas que podem parecer estar aproveitando aquilo que postam, mas na verdade estão presas no FOMO, postando intensamente muitas atividades mas sem estarem realmente conectadas no que estão vivendo, por que também estão atentas ao que os outros estão fazendo.
  6. Conecte-se offline: dedique tempo para se conectar com as pessoas de maneira pessoal, fora das redes sociais. Envolva-se em atividades e hobbies que proporcionem interações significativas e reais. Precisamos praticar o autocuidado digital!
  7. Busque apoio: se o FOMO está causando um impacto significativo em sua vida e bem-estar emocional, considere buscar apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Eles podem ajudar a fornecer perspectivas adicionais e estratégias de enfrentamento.

Se você se identificou com toda essa descrição, saiba que é esperado que todos nós, em alguma medida já tenhamos sentido, ou iremos sentir, medo de estar perdendo algo importante diante dos conteúdos das redes sociais. Isso é esperado porque estas plataformas são feitas para causar essa sensação, propositalmente, gerando em nós um comportamento de consumir mais conteúdos, tal qual explico no texto sobre doomscrolling. Por isso precisamos ter consciência do que consumimos, tanto quanto sabemos da importância de cuidarmos da qualidade do que comemos. Mas, se você percebe que está com um sofrimento significativo, acompanhado de pensamentos que lhe tomam muito tempo durante o seu dia sobre as postagens de suas redes sociais, talvez seja importante procurar o auxílio de um profissional.

 

Leia também:

Doomscrolling: Por que estamos viciados em notícias negativas?

Autocuidado Digital: Encontre o Equilíbrio Saudável no Mundo Virtual

10 dicas para enfrentar o estresse e ansiedade

 

Fontes:

  1. Przybylski, A. K., Murayama, K., DeHaan, C. R., & Gladwell, V. (2013). Motivational, emotional, and behavioral correlates of fear of missing out. Computers in Human Behavior, 29(4), 1841-1848.
  2. Dhir, A., Yossatorn, Y., Kaur, P., & Chen, S. (2018). Online social media fatigue and psychological wellbeing—A study of compulsive use, fear of missing out, fatigue, anxiety and depression. International Journal of Information Management, 40, 141-152.
  3. Elhai, J. D., Levine, J. C., Dvorak, R. D., & Hall, B. J. (2016). Fear of missing out, need for touch, anxiety and depression are related to problematic smartphone use. Computers in Human Behavior, 63, 509-516.
  4. Hunt, M. G., Marx, R., Lipson, C., & Young, J. (2018). No more FOMO: Limiting social media decreases loneliness and depression. Journal of Social and Clinical Psychology, 37(10), 751-768.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *